O IMPROVISO

NO PALCO E

NA VIDA

Eu criei um curso para quem quer se divertir, tornar a semana mais leve e de quebra aprender uma nova forma de lidar com as situações da vida pessoal e profissional através da Impro.

POR QUE PARTICIPAR

DESSE CURSO?

01

TRABALHAR EM EQUIPE

Cada pessoa tem suas referências e lógicas de pensamento próprias e distintas. Na Impro, assim como em qualquer trabalho em equipe, a calma, a escuta e a adaptação são habilidades fundamentais a serem desenvolvidas para alcançar lugares que sem a cooperação nunca seriam alcançados

02

APRENDER A COMUNICAÇÃO SENSÍVEL E EFETIVA

A habilidade de se comunicar oralmente é um grande desafio para muitas pessoas. O exercício constante de se fazer entender, realizado durante as aulas auxilia tanto em habilidades técnicas de oratória e na segurança, quanto na incorporação de conceitos fundamentais como aceitar os erros, escutar ativamente o outro e buscar formas complementares de comunicação para além da fala.

03

SE DIVERTIR

Durante o curso desenvolveremos habilidades e técnicas que geram uma mudança real e que demandam dedicação, só que talvez o ponto mais importante é que vamos nos divertir, reativar a capacidade de brincar com as palavras, com o corpo, com o repertório e principalmente com o outro. Algumas horas de leveza e descontração na sua rotina.

04

CONTAR HISTÓRIAS

O Storytelling, ou a habilidade de contar histórias envolventes, é uma aptidão importante, seja para em uma roda de amigos expressar toda a emoção e envolver todos na sua aventura, ou para usar como recurso para aumentar seu poder de persuasão no mundo profissional. Quando Improvisamos no palco fazemos o publico se envolver com os personagens, torcer por eles, ficar ansioso pelo desfecho. No curso vamos estudar maneiras de provocar na plateia essas emoções.

05

VIVER O "AQUI, AGORA"

Muitas vezes ficamos nervosos, confusos, desligados ou simplesmente travamos quando precisamos lidar com algo novo, inesperado. Uma das razões disso acontecer é não estarmos presentes "aqui, agora". Quando estamos de corpo e alma, sem pensar no passado ou se preocupar com o futuro, entramos no fluxo e conseguimos usar tudo que temos de melhor na cena ou na tarefa almejada.

06

REATIVAR A CRIATIVIDADE

Vivemos numa sociedade que preza pelo acerto e condena o erro, nossa criatividade da infância é reprimida, limitada e esquecida num canto da mente. Todos somos criativos, sem exceção, a única coisa que precisamos fazer é liberar essa criatividade, deixá-la aparecer, recuperá-la. E a melhor forma de alimentá-la e fazê-la crescer é em um ambiente onde entendemos o erro, sem julgamento, como uma oportunidade, para dele surgir algo novo e surpreendente.

SOBRE

A IMPRO!

RA-0555.jpg

A improvisação teatral, ou simplesmente Impro é uma linguagem desenvolvida dentro do teatro. No início ela era usada apenas como elemento de criação, parte do processo de criativo de espetáculos tradicionais (com textos e ensaios).

Foi na América do Norte, nos anos 70 que ela começou a ser apresentada diretamente ao público. A linguagem começou a ganhar corpo, surgiram fãs, praticantes e cursos ao redor do mundo. A partir de seus estudos surgiram diversos formatos, formas diferentes de conduzir, criar e apresentar os espetáculos, sendo o formato mais conhecido no Brasil o formato de jogos, tornando-se popular principalmentre graças ao trabalho de companhias como Cia. Barbixas e Cia. do Quintal, assim como os programas de TV "É Tudo Improviso" e "Quinta Categoria".

Você pode encontrar materiais de Impro, apresentações gravadas, textos e vídeos sobre grupos e improvisadores do Brasil e do mundo, e exploração de conceitos, nos seguintes links:

Canal do Andrei Moscheto

Canal da Cia. Barbixas

Instagram The Impro Art

Revista Status

DEPOIMENTOS DOS

ALUNOS

QUEM É

O PROFESSOR?

IMG_5226-Editar.png

Oiee!! Eu sou Adriano Magalhães, mas você já deve saber disso :)

Comecei a fazer Teatro em Itajaí com 16 anos em 2010. Fiquei durante 3 anos no Grupo/Escola Anchieta Arte Cênicas, 2010 a 2013, neste meio, em 2012, fui convidado para trabalhar com a Sua Cia. de Teatro, viajamos toda Santa Catarina apresentando espetáculos temáticos para infância e adolescência e sempre usando humor para conquistar a atenção desse público.

O humor foi desde sempre minha paixão, lembro de aguardar ansioso pelo próximo programa de humor da TV, eu vi milhões de vezes sem me cansar “Todo Mundo Odeia o Chris” e o gênio “Chaves”.

Em 2014 criei o canal de humor Os Mequetrefes, junto com meus colegas da Sua Cia., produzimos vídeos semanalmente sem um puto de um tostão, era loucura, em meados de 2015 ficou inviável para todos e diminuímos o ritmo. Tenho muito orgulho dessa experiência, de escrever e produzir os vídeos, tendo alguns, alcance nacional e outros regionais, viraram capa de jornal em Itajaí.

De 2014 a 2017 eu me envolvi muito com o teatro feito em Itajaí, organizei três festivais, trabalhei em mais uns seis, viajei o estado com um espetáculo de teatro contemporâneo, e gravei alguns curtas-metragens. Eu estava feliz com minha carreira, mas o humor nunca deixou de estar ali, a vontade de fazer as pessoas rirem nunca me abandonou.

RA-8963_edited.jpg
RA-0908.jpg

Foi em 2016 que fiz minha primeira oficina de Impro, durante o 2º Encontro de Improviso, e vi um caminho na linguagem para fazer humor de forma autêntica. Em 2017 propus para Fabricio de Carvalho, organizador do encontro, e Sabrina Vianna que levássemos Os Mequetrefes para os palcos utilizando a linguagem da improvisação teatral para fazer comédia.

A Cia. de Humor Os Mequetrefes estreou na Casa da Cultura de Itajaí em dezembro de 2017 e não parou mais. Participamos de oficinas com grandes nomes da Impro no Brasil como Andrei Moscheto, Gustavo Miranda, Rafael Pimenta e Daniel Nascimento, assim como Frank Totino do Canadá. Eu fui a São Paulo conhecer a galera que faz Impro por lá, e participar de um espetáculo chamado “O Baile” do Rafael Pimenta.

 

Nós, dos Mequetrefes apresentamos e promovemos oficinas, trazendo grandes improvisadores para jogarem conosco e compartilharem seus conhecimentos, como Bella Marcatti (foto) que veio em fevereiro de 2020.

RA-6222.jpg
RA-0978.jpg
RA-6707.jpg

INFOS E CONTATOS

CURSO PRESENCIAL

TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS,

DE 01/08 À 12/12

19:00 ÀS 21:00

NA CASA DA CULTURA DIDE BRANDÃO

INVESTIMENTO:

R$120,00 por mês

no Boleto Bancário

Inscreva-se já!

Obrigado(a)!

O curso acontecerá na

Casa da Cultura Dide Brandão

em Itajaí - SC

Inscreva-se acima ou

Fale comigo 

  • Icone Whatsapp
  • Ícone Instagram
casa da cultura.jpg