Apresentações, Workshops, Roteiros, Jardinagem,
Escultura em Gelo e Adestramento de Animais Selvagens
POR QUE PARTICIPAR
DOS CURSOS?
01
TRABALHAR EM EQUIPE
Cada pessoa tem suas referências e lógicas de pensamento próprias e distintas. Na Impro, assim como em qualquer trabalho em equipe, a calma, a escuta e a adaptação são habilidades fundamentais a serem desenvolvidas para alcançar lugares que sem a cooperação nunca seriam alcançados
02
APRENDER A COMUNICAÇÃO SENSÍVEL E EFETIVA
A habilidade de se comunicar oralmente é um grande desafio para muitas pessoas. O exercício constante de se fazer entender, realizado durante as aulas auxilia tanto em habilidades técnicas de oratória e na segurança, quanto na incorporação de conceitos fundamentais como aceitar os erros, escutar ativamente o outro e buscar formas complementares de comunicação para além da fala.
03
SE DIVERTIR
Durante o curso desenvolveremos habilidades e técnicas que geram uma mudança real e que demandam dedicação, só que talvez o ponto mais importante é que vamos nos divertir, reativar a capacidade de brincar com as palavras, com o corpo, com o repertório e principalmente com o outro. Algumas horas de leveza e descontração na sua rotina.
04
CONTAR HISTÓRIAS
O Storytelling, ou a habilidade de contar histórias envolventes, é uma aptidão importante, seja para em uma roda de amigos expressar toda a emoção e envolver todos na sua aventura, ou para usar como recurso para aumentar seu poder de persuasão no mundo profissional. Quando Improvisamos no palco fazemos o publico se envolver com os personagens, torcer por eles, ficar ansioso pelo desfecho. No curso vamos estudar maneiras de provocar na plateia essas emoções.
05
VIVER O "AQUI, AGORA"
Muitas vezes ficamos nervosos, confusos, desligados ou simplesmente travamos quando precisamos lidar com algo novo, inesperado. Uma das razões disso acontecer é não estarmos presentes "aqui, agora". Quando estamos de corpo e alma, sem pensar no passado ou se preocupar com o futuro, entramos no fluxo e conseguimos usar tudo que temos de melhor na cena ou na tarefa almejada.
06
REATIVAR A CRIATIVIDADE
Vivemos numa sociedade que preza pelo acerto e condena o erro, nossa criatividade da infância é reprimida, limitada e esquecida num canto da mente. Todos somos criativos, sem exceção, a única coisa que precisamos fazer é liberar essa criatividade, deixá-la aparecer, recuperá-la. E a melhor forma de alimentá-la e fazê-la crescer é em um ambiente onde entendemos o erro, sem julgamento, como uma oportunidade, para dele surgir algo novo e surpreendente.
O QUE É
IMPRO?
A improvisação teatral, ou simplesmente Impro, é uma técnica teatral para construção de dramaturgia espontânea,
ou seja, sem acordos prévios. Mas como toda técnica, ela tem um estudo como base.
No início ela era usada apenas como elemento de criação, parte do processo de criativo de espetáculos tradicionais (com textos e ensaios).
Foi nos anos 70 que ela começou a ser apresentada diretamente ao público.
A linguagem começou a ganhar corpo, surgiram fãs, praticantes e cursos ao redor do mundo.
A partir de seus estudos surgiram diversos formatos, formas diferentes de conduzir, criar e apresentar os espetáculos, sendo o formato mais conhecido no Brasil o formato de jogos, tornando-se popular principalmente graças ao trabalho de companhias como Cia. Barbixas e Cia. do Quintal, assim como os programas de TV "É Tudo Improviso" e "Quinta Categoria".
Você pode encontrar materiais de Impro, apresentações gravadas, textos e vídeos sobre grupos e improvisadores do Brasil e do mundo, e exploração de conceitos, nos seguintes links:
DEPOIMENTOS DOS
ALUNOS
Cia. de Humor Mequetrefes
Cia. de Humor Mequetrefes da cidade de Itajaí, cria e apresenta espetáculos, assim como ministra workshops sobre Improvisação Teatral. Atendendo demandas corporativas, com seus trabalhos em repertório ou personalizados, tanto para trazer um momento leve e divertido, como para aplicar as habilidades no ambiente corporativo.
Também mantém estudo e pesquisa na linguagem da improvisação teatral participando e promovendo oficinas, workshops e festivais de Impro, como o Encontro de Improviso, que caminha para sua 5° edição. Constantemente a Cia. traz a Itajaí grandes nomes do Teatro de Improviso do Brasil e do mundo, como Gustavo Miranda, Daniel Nascimento e Frank Totino.
QUEM É A
PROFESSORA?
Olá! Eu sou a Aline Ewald comecei a me interessar pelo teatro quando tinha 7 anos, minha mãe escreveu uma peça inspirada no Sai de Baixo, uma paródia religiosa que se chamava Sai de Cima do Filho de Deus.
Com 13 anos, por ser muito tímida, fiz um curso de teatro nas férias e fui chamada para receber o certificado como “Aquela que sempre diz eu não consigo”
Somente aos 23 eu retornei aos cursos de teatro em Itajaí. Foi então que descobri o motivo do meu “eu não consigo”... era sobre decorar textos, sendo assim comecei a improvisar em cena, o que me ajudou a superar minha negação e recuperar minha autoestima.
Foram 4 anos no Grupo/Escola A.E.C.A, até eu entender de vez que precisava ir estudar Improviso. Minha amiga Fefa que já era do improviso, me levou para estudar em São Paulo. Primeiro realizei cursos de improviso com Márcio Ballas e de palhaçaria com a Bete Dorgan, após entrar para curso de Humor na SP Escola de Teatro, acabei ficando mais 5 anos estudando vários formatos de Impro.
Em 2016 participei do Festival Nacional de Improvisação em Paulínia/SP num formato de Catch de Impro. Participei também da Improfesta com alguns formatos de teste. E então dos testes nasce o “Relicário” espetáculo dirigido pela Rhena de Faria na Cia. A Musa Heroica, um formato com 12 mulheres em cena.
Já em 2018, com o grupo “Quase Todos”, no Teatro dos Arcos, apresentamos diversos formatos de improviso como o "Script" e o "Harold". O grupo passa a se chamar “Coletivo Quem Sobrou” e juntos aos que sobraram, montamos o "Trago Verdades" em 2019. No mesmo ano, começo a caminhar no StandUp, participando de festivais em SP, Curitiba e SC.
Eu e a Fefa Codesso criamos o formato "Lapso Temporal", apresentado nas Satyrianas. Em 2020 o coletivo “Quem Sobrou” estreia o Miss Comédia, e logo em seguida por conta da pandemia, o formato de sitcom online “Se a net não cair”
Após a pandemia eu retorno para Itajaí, em 2022 sou acolhida e entro na Cia. de Humor Mequetrefes.
INFOS E CONTATOS
IMPROVISO E CRIATIVIDADE
TODAS AS TERÇAS-FEIRAS
DE 26/03 À 24/09
19:00 ÀS 21:30
NO COLÉGIO NILTON KUCKER
R. Alfredo Trompovski, 506 - Vila Operaria, Itajaí - SC
INVESTIMENTO:
R$140,00 mensal
no Boleto Bancário ou PIX